Governo paraguaio anuncia que produzirá transgênicos

O governo paraguaio anunciou nesta quarta-feira (3) que realizará a produção de sementes transgênicas no país, com a ajuda da multinacional estadunidense Monsanto, apesar do rechaço dos camponeses e indígenas a este tipo de plantio.

O ministro de Agricultura e Pecuária, Enzo Cardozo, afirmou que o Executivo assinará um acordo com a criticada transnacional norte-americana para conseguir a transferência tecnológica necessária a fim de materializar este novo empenho oficial.

Leia também:
Camponeses: algodão foi contaminado por transgênicos no Paraguai

As sementes produzidas pela Monsanto são seriamente contestadas, não somente no Paraguai, mas em outros países. Recentemente cientistas franceses divulgaram um estudo que aponta o perigo que os transgênicos representam para a saúde dos agricultores.

No país os camponeses reivindicam sua tradicional semente nacional e consideram que as produzidas pela Monsanto tendem a extingui-la e para tornar os pequenos agricultores dependentes dos poderosos latifundiários, os únicos com recursos para adquiri-las.
De acordo com Cardozo, o Instituto Paraguaio de Tecnologia Agropecuária será encarregado pela produção das sementes geneticamente modificadas sob a assessoria da Monsanto.

No entanto, necessitará, agregou o ministro, de um prazo de dois anos para testar a nova semente, tempo que o país continuará dependendo das compras massivas feitas pela multinacional.

Apesar de esboçar este plano, o governo não aludiu ao resto do pacote tecnológico que acompanha a operação das sementes, pois deverá pagar também para a Monsanto o custo dos herbicidas e agrotóxicos necessários, duramente criticados por seu efeito nocivo para a saúde.

No último dia 20 de agosto Federico Franco autorizou a liberação das sementes e já foram importadas quase 700 toneladas adquiridas pela multinacional norte-americana.

Fonte: Prensa Latina, Vermelho

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s