“Liberdade de expressão”: Proíbem na França protestos contra filme ofensivo ao Islã

19 de septiembre de 2012, 10:52Paris, 19 set (Prensa Latina) O premiê da França, Jean-Marc Ayrault, anunciou hoje a recusa de autorizar uma manifestação nesta capital contra um filme realizado nos Estados Unidos e considerado ofensivo à religião islâmica.

Ayrault reconheceu que se havia recebido uma solicitação para a realização de um protesto no sábado na explanada dos direitos do homem em Trocadero, em frente à torre Eiffel, mas que essa foi recusada.

Segundo o chefe de governo francês, não se pode permitir a extensão aqui de um problema totalmente alheio ao país, em referência às manifestações ocorridas em várias capitais árabes contra embaixadas e outras instituições estadunidenses.

Ontem circulou pela internet uma convocação anônima para protestos em várias cidades francesas, incluída Paris, contra o filme "A inocência dos muçulmanos" cujos fragmentos difundidos na rede indignaram os fiéis desse culto.

No final de semana anterior uma marcha não autorizada diante da embaixada estadunidense, localizada bem próxima ao Palácio do Eliseu, foi dispersada pela polícia francesa e 150 pessoas foram detidas.

Jean Jacques Urvoas, encarregado de segurança do governista Partido Socialista, apoiou a posição do premiê com relação ao protesto.

Urvoas advertiu que após a proibição, os que insistirem em participar na manifestação poderiam ser detidos.

O clima, no entanto, se tornou mais tenso nessa quarta-feira após a publicação de várias caricaturas do profeta Maomé no jornal satírico francês "Charlie Hebdo".

Fonte: Prensa Latina

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s