5 de julho de 2012: dia de solidariedade internacional em Curitiba

ATO CONTRA O GOLPE NO PARAGUAI
Curitibanos fazem no dia 5/07 diversas ações de SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL. Pela manhã, a partir das 11h30, na Boca Maldita, tradicional local de manifestações políticas do povo paranaense, o protesto é contra o Golpe de Estado no Paraguai, ocorrido há poucos dias e que tem mobilizado a população paraguaia e a solidariedade internacional contra um ato sumário do parlamento desse país, que destituiu o presidente eleito sem qualquer forma de debate e consulta à população. Pior, destituiu um presidente apoiado, ainda que muito criticamente, por setores populares, para dar o poder a um declarado inimigo dos movimentos populares paraguaios, que sinaliza, evidentemente, para o aprofundamento de medidas repressivas e anti-populares que trarão muito sofrimento ao povo paraguaio.

http://pautaparana.files.wordpress.com/2012/07/313303_2427312125198_1323405632_2844116_1367345580_n.jpg?w=146&h=177&h=177
No final da tarde, ocorre o Seminário Internacional pela Palestina Livre, com palestra do Embaixador da Palestina no Brasil Ibrahim Al Zeben, às 19h, na nova sede da APP-Sindicato (Av. Iguaçu, 880).

Vítima de um terrível regime de ocupação e segregação étnica, proporcionado pelo estado de Israel, a Palestina é hoje possivelmente o símbolo mais gritante da crise humanitária que vive o mundo. As violações cotidianas cometidas contra o povo palestino, apesar de veementemente ilegais e criminosas, são praticamente ignoradas por aqueles que deveriam, em tese, garantir os preceitos mínimos de dignidade humana, como a ONU e a maior parte da comunidade internacional, hoje refém e comprometida com interesses puramente econômicos, que satisfazem somente as grandes potências do planeta. O mesmo pode-se dizer com relação à grande imprensa, nitidamente complacente e omissa diante das aberrações cotidianas sofridas pelo povo palestino.

Além disso, todo dia 5 de cada mês é dia de ação solidária pela libertação dos 5 heróis cubanos, Antonio Guerrero, René González, Fernando González, Ramón Labañino, Gerardo Hernandez, aprisionados há mais de 10 anos nos Estados Unidos, com penas que variam de 15 anos até a prisão perpétua, em processos parciais que são amplamente contestados por defensores de direitos humanos.

Os 5 heróis são cidadãos cubanos que estavam nos Estados Unidos obtendo informações sobre atividades terroristas que eram planejadas e executadasa partir de território norte-americano contra Cuba. Foram presos em 1998, acusados de espionagem. Apenas René conseguiu a liberdade recentemente, mas ainda não foi autorizado a voltar para seus familiares em Cuba.

É por isso que, nesse dia 5 de julho, Curitiba protesta:

  • Contra o Golpe no Paraguai, pela restituição do presidente Lugo e fim da repressão aos movimentos populares paraguaios;

  • Pela libertação palestina, reconhecimento e efetivação do Estado Palestino, libertação dos prisioneiros políticos em cárceres israelenses e garantia do direito de retorno dos refugiados à sua terra natal;

  • Pela libertação e retorno dos 5 heróis a Cuba.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Uma resposta a 5 de julho de 2012: dia de solidariedade internacional em Curitiba

  1. Professro Kico CEBRAPAZ-PR diz:

    Importante ação INTERNACIONALISTA em Curitiba.

    Parabéns pelo material.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s