Inteligência de Israel recruta dissidentes para trabalhar contra Teerã, diz ‘Figaro’

PARIS – Reportagem do jornal francês Le Figaro desta quarta-feira, 11, afirma que os agentes da polícia inteligente de Israel, o Mossad, recrutam e treinam dissidentes iranianos da região curda do Iraque para trabalhar contra o regime de Teerã.

Carro de cientista morto nesta quarta-feira,11, é retirado da área do atentado - Sajjad Safari/AP
Sajjad Safari/AP
Carro de cientista morto nesta quarta-feira,11, é retirado da área do atentado

Citando uma fonte de segurança em Bagdá, Le Figaro afirma que membros da agência de inteligência israelense operam ativamente no Kurdistão e recrutam exilados iranianos na região.

A mídia estrangeira assegurou que, no passado, agentes do Mossad recrutaram iranianos que se opunham ao regime do aiatolá em Teerã e os usou para carregar bombas.

Nesta quarta-feira, um cientista iraniano que supervisionava um departamento na central nuclear de Natanz foi morto em um atentado com uma bomba em seu carro. A bomba teria sido colocada por um motociclista e, quando explodiu, feriu outras duas pessoas, além de matar o cientista. Autoridades iranianas acusaram Israel de estar por trás do atentado, dizendo que ele foi similar a outros já cometidos contra cientistas nucleares do país há cerca de um ano.

O ataque desta quarta-feira coincide com o segundo aniversário da explosão que matou o cientista nuclear sênior Majid Shahriri. Diversos cientistas nucleares iranianos foram mortos nos últimos anos. O regime de Teerã acusou Israel e os Estados Unidos dos assassinatos e ambos os países negaram as acusações.

Fonte: Estadão

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s